oscar01.jpg

Um Oscar cheio de surpresas chega ao fim. E nós disponibilizamos os vencedores aqu. Acertamos 16 das 24 categorias. E você? Surpreso com o Oscar? 2007 veio como um ano instável e surpreendente. Tanto que os maiores indicados ficaram com pouquíssimas estatuetas. Confira:

*Melhor filme*

Os infiltrados

*Melhor diretor*

Martin Scorsese – “Os infiltrados” (Aposta CineCrítica)
*Melhor ator*

Forest Whitaker – “O último rei da Escócia” (Aposta CineCrítica)

*Melhor ator coadjuvante*

Alan Arkin – “Pequena Miss Sunshine” (Aposta CineCrítica)

diamante.jpg
*Melhor atriz*

Helen Mirren – “A rainha” (Aposta CineCrítica)

*Melhor atriz coadjuvante*

Jennifer Hudson – “Dreamgirls” (Aposta CineCrítica)*Melhor longa de animação*

Happy Feet” (Aposta CineCrítica)

*Melhor documentário*

Uma verdade inconveniente” (Aposta CineCrítica)
*Melhor filme estrangeiro*

The lives of others“/Alemanha (Aposta CineCrítica)*Melhor roteiro adaptado*

Os infiltrados” (Aposta CineCrítica)
*Melhor roteiro original*

“Pequena miss sunshine”

*Melhor direção de arte*

“Labirinto do fauno”
*Melhor fotografia*

“Labirinto do fauno”*Melhor figurino*

“Maria Antonieta”*Melhor documentário de curta-metragem*

“The blood of Yingzhou district” (Aposta CineCrítica)
*Melhor edição*

babel.jpgOs infiltrados

*Melhor maquiagem*

“Labirinto do fauno”

*Melhor trilha sonora original*

Babel” (Aposta CineCrítica)
*Melhor canção original*I need to wake up – “Uma verdade inconveniente”

dreamgirls.jpg
*Melhor curta-metragem de animação*

“The danish poet” (Aposta CineCrítica)
*Melhor curta-metragem*

West bank story” (Aposta/Preferência CineCrítica)*Melhor edição de som*

Cartas de Iwo Jima” (Aposta/Preferência CineCrítica)

*Melhor mixagem de som*

Dreamgirls” (Aposta/Preferência CineCrítica)

*Melhores efeitos especiais*

Piratas do Caribe: o baú da morte” (Aposta/Preferência CineCrítica)
Comentários de Edgar Costa – Convidado CineCrítica

Assim como no ano passado, o Oscar 2007 promete ser um dos mais pulverizados da história da Academia. Se Babel chegou como o forte candidato a faturar a estatueta, hoje a sua força está ameaçada, principalmente, por uma comédia familiar de humor negro e um policial pesadão dirigido por um mestre do gênero.

Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme drama e da Palma de Ouro em Cannes de melhor direção (com o mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu), Babel oferece o que a Academia mais gosta: personagens com dramas existenciais, grandes atores e questões contemporâneas. Mas não se enganem, pois Pequena Miss Sunshine virou uma sensação nos cinemas americanos e faturou o Sindicato dos produtores e o SAG de melhor elenco, vale salientar que ano passado Crash nem sequer foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme, ganhou o SAG e levou o Oscar para casa. Outro que pode surpreender é Os Infiltrados de Martin Scorsese, um policial bem realizado (jornais americanos já apontam como o possível vencedor), com elenco estupendo e um final surpreendente. Enquanto A Rainha (de Stephen Frears) e Cartas de Iwo Jima só parecem completar a lista dos indicados.

Na categoria de melhor direção a disputa vai ficar entre Martin Scorsese de Os Infiltrados e Clint Eastwood por seu Cartas de Iwo Jima .Embora Scorsese seja favorito absoluto ao prêmio (muito mais por ter sido indicado cinco vezes a direção e nunca ter vencido), não seria injustiça premiar Eastwood que faz um grande trabalho (ainda que não um grande filme) extraído de poucos recursos.

A única certeza será a vitória de Helen Mirren como melhor atriz por A Rainha.

Além de fazer uma composição perfeita da soberana Elizabeth II, ela não fica presa apenas à maquiagem e aos figurinos. Sua interpretação é tão iluminada que eclipsou as outras indicadas. Outra aposta certa é de melhor ator. Parece que 2007 será o ano de Forest Whitaker, um grande ator que sempre foi esnobado pela Academia e finalmente desponta como o favorito compondo o ditador insano Idi Amin, ele extrapola todas as expectativas por O último Rei da Escócia.

Em Dreamgirls – Em busca de um sonho, a sensação é realmente Jennifer Hudson, dificilmente ela perde o Oscar de coadjuvante. Será este o ano de Eddie Murphy? Sempre menosprezado pela Academia, Eddie finalmente recebeu sua primeira indicação por Dreamgirls, embora sua performance não seja tão brilhante como afirmam. Alan Arkin que acabou de ganhar o Bafta (Oscar inglês) por P.M.S pode estragar a sua festa.

Na categoria de melhor roteiro os vencedores devem ser Os Infiltrados(adaptado) e P.MS (original).

Para melhor filme estrangeiro O labirinto do Fauno desponta com uma grande vantagem. Embora muitos afirmem que ele seja o novo Amélie Poulain, que era o favorito a melhor filme estrangeiro, recebeu 5 indicações e saiu de mãos vazias, é improvável que o fato se repita, já que o alemão A vida dos Outros (seu principal concorrente) parece não ser um oponente à altura.

Melhor Documentário não deve oferecer surpresa alguma, em que a Academia deve premiar Al Gore com o seu ‘Uma Verdade Inconveniente’, único indicado reconhecido mundialmente. Agora é esperar para conferir.

luvas3.jpg

Deixe um comentário